Processando...

Processando...

5 fatos curiosos sobre o QR Code

Por estar presente na maior parte dos serviços e ações cotidianas, o uso do QR Code já é parte da rotina de muitas pessoas, que podem utilizar esta tecnologia para os mais diversos fins. Esta maior aproximação das pessoas para com este recurso, faz com que se aumente o interesse pela ferramenta e se busque descobrir as curiosidades sobre o QR Code.

09 maio/2022
Imagem de 5 fatos curiosos sobre o QR Code

O QR Code é utilizado de muitas formas e ele oferece diversos benefícios e vantagens, por isso, muitas pessoas têm interesse a respeito das curiosidades sobre o QR Code. Isso significa que estas pessoas desejam saber algumas informações desconhecidas sobre estes códigos visuais. Neste artigo você irá conhecer 5 fatos curiosos sobre o QR Code.

Para saciar este desejo, confira a seguir algumas das principais curiosidades sobre o QR Code, e conheça ainda melhor este recurso que já faz parte de seu dia a dia:

1. O QR Code é um tipo de código de barras

Uma das principais curiosidades sobre o QR Code, e que algumas pessoas podem ainda não conhecer é o fato de que este código visual é, também, um tipo de código de barras. Entretanto, o QR Code é um código de barras bidimensional. O que permite que as informações sejam mantidas em dados horizontais e verticais, diferente dos tradicionais códigos de barras, que possuem apenas a leitura horizontal.

Esta diferença no modo como as informações são dispostas em um QR Code faz com que a sua leitura seja muito facilitada, o que permite, por exemplo, que você possa ler estes códigos com o seu smartphone.

Outro ponto que diferencia o QR Code dos códigos de barras tradicionais é a capacidade de informações que podem ser armazenadas. Enquanto um código de barra tradicional permite que se tenha apenas 20 dígitos registrados, o QR Code conta com uma capacidade máxima de até 7089 caracteres.

2. É possível fazer a leitura de QR Code danificados

Outra das curiosidades sobre o QR Code que pode tornar o seu uso ainda mais facilitado, é o fato de que você pode conseguir fazer a leitura destes códigos mesmo que apresentem algum tipo de dano, como rasgos ou partes apagadas, por exemplo. Especialmente no uso de QR Code em materiais físicos e de publicidade, isso é algo que pode gerar muitos benefícios.

Isso é possível por conta da capacidade de correção que os QR Code apresentam. Conforme o tipo de QR Code gerado, maior será a sua taxa de correção. O que significa que os leitores de QR Code poderão fazer a sua decodificação mesmo que existam maiores danos.

Assim, cada tipo de QR Code pode apresentar uma taxa de correção, a qual pode variar entre as seguintes:

  • 7%, baixa taxa de correção;
  • 15%, média taxa de correção;
  • 25%, taxa de correção de qualidade;
  • 30%, alta taxa de correção.

3. A empresa criadora do QR Code disponibilizou sua licença gratuitamente

O que algumas pessoas podem saber, e que não chega a ser uma das curiosidades sobre o QR Code, é que ele foi criado pela empresa automotiva Denso Wave. O objetivo era a tentativa de tornar a atualização e conferência de seu estoque de peças mais rápidos e fáceis de serem feitos. Mais especificamente, foi Masahiro Hara, funcionário da Denso Wave, o responsável pelo primeiro QR Code da história.

Porém, uma das curiosidades sobre o QR Code que é menos conhecida é que a empresa disponibilizou gratuitamente licenciamento destes códigos. Até mesmo as suas especificações de criação. Por conta disso que hoje o QR Code pode ser utilizado livremente por pessoas e empresas de todo o mundo. Sem a necessidade de pagar alguma taxa sobre seu uso.

4. Quase duas décadas até se tornar uma ferramenta mais popular

Uma das curiosidades sobre o QR Code é que, especialmente no setor da tecnologia, ele levou alguns anos até começar a ser mais utilizado. A criação destes códigos visuais aconteceu em 1994, mas o primeiro uso mais abrangente foi apenas em 2003. Na época os códigos começaram a aparecer em aparelhos celulares e alguns recursos implementados pelas empresas de telefonia móvel.

Mas foi apenas em 2011, quase duas décadas após a sua criação, que o QR Code chegou, de fato, ao público de forma mais cotidiana. Foi neste ano que algumas das maiores empresas varejistas dos Estados Unidos começaram a utilizar estes códigos para levar as pessoas até suas páginas na internet.

5. Existem 40 tipos de QR Code

Para complementar as curiosidades sobre o QR Code, é preciso que seja citado, também, o elevado número de tipos de QR Code que existem atualmente. São 40 modelos diferentes de QR Code que podem ser utilizados para as mais diferentes finalidades.

Obviamente, estes diferentes tipos de QR Code não apresentam mudanças significativas em seu design. Eles seguem sempre como a figura quadrada, composta de pixels brancos e pretos. Entretanto, a diferença está no tamanho destes códigos, bem como no número de pixels utilizados em sua composição.

Entre os 40 tipos de QR Code disponíveis atualmente, a variação pode ser de 21×21 pixels, até 177×177 pixels em um mesmo código.

Para saber ainda mais curiosidades sobre o QR Code e muitos outros temas relacionados a esta tecnologia, siga a QR Plus no Instagram e acompanhe as nossas publicações!

Conta para nós, nos comentários, o que você achou desses 5 fatos curiosos sobre o QR Code.