O Marketing está dominando todas as redes sociais e cada canto da internet. Chega, inclusive, a fazer parte da nossa vida criarmos piadas ou os famosos memes a partir das propagandas. Quem nunca brincou com os amigos ao falar de energético “Red Bull te dá asas!”, ou enviou algum meme no WhatsApp como o “corte rápido” da Tramontina, não é mesmo? Neste artigo você vai conhecer 5 tendências de marketing para 2023.
O Marketing está dominando o mundo e você precisa estar por dentro se quiser sobreviver diante de tanta mudança. Então confira agora mesmo as cinco grandes tendências para 2023.
Inteligência Artificial e 5g bombando
Com a explosão da Inteligência Artificial (IA), um mundo completamente novo está surgindo. Atividades simples podem começar a ser substituídas pelos robôs. Empresas, países e até pessoas poderão adquirir um produto com essa tecnologia. Já existente no mercado com a famosa Alexa da Amazon, essa tecnologia começou a ser produzida em processo industrial em 2020.
Com a IA, novos insights surgirão e tornarão o seu dia a dia mais produtivo. Agora você poderá fazer mais pesquisas com uma simples pergunta em voz alta. A resposta é muito precisa e auxilia muito em como você aprende ou recorda o que aprende. Além disso, certamente, é possível que uma nova tecnologia nos surpreenda com novidades acima do esperado. Nesse sentido, seria fácil dizer que nossas tecnologias estão se aprimorando muito bem e de maneira super rápida. Esse grande avanço foi influenciado pela pandemia, que tornou tudo ainda mais rápido.
O 5G veio com tudo também e promete dominar o mundo em breve. Ainda com dificuldades de chegar a países menos desenvolvimento a tecnologia, no entanto, parece ser um imenso avanço digital. Para se ter uma ideia, a latência de um dispositivo com 4G é 10 x superior a de um 5G. Isso quer dizer que o 5G é infinitamente mais rápido.
Experiência do consumidor e anúncios com Metaverso
Com a chegada do Metaverso, a experiência do consumidor pode ser ainda melhor. Com os óculos VR, o usuário tem acesso à realidade virtual. Centenas de empresas não param de investir e comprar propriedades. Anúncios no Metaverso já existem e podem ser usados para atrair ainda mais clientes. Não é tão difícil imaginar: você vai para uma loja, prova milhares que modelos até ficar exausto, e acaba não levando nenhum. Outras vezes, não existem modelos disponíveis de uma cor ou tamanho de preferência. Isso tudo deixa as pessoas muito frustradas.
A experiência do consumidor pode mudar [para melhor] a partir de agora. Utilizando tecnologias como o metaverso, consumidores terão acesso a um catálogo completo de todos os modelos que aquela loja oferece. O cliente aponta a câmera do celular para os pés e, automaticamente, os tênis virtuais aparecem como se você os estivesse calçando.
Veja o vídeo abaixo para compreender ainda mais.
TikTok é uma das principais tendências de marketing
O TikTok é uma plataforma de vídeos que se consolidou mesmo com um grande concorrente como o Instagram. Sendo uma rede social de vídeos, popularizou-se por sua informalidade. Atualmente, os anúncios são muito bem rankeados. Além disso, a plataforma se destaca pelo fato de seu algoritmo ser muito preciso, o que faz com que os anúncios e vídeos cheguem às pessoas certas. Pode parecer bobo, mas sim, até mesmo essa rede social tem se mostrado muito importante como uma das 5 tendências de marketing para 2023.
Com um ritmo fluido e atrativo, os vídeos podem ser acessados facilmente através de um aplicativo de celular exclusivo do TikTok. Dessa maneira, nasceram diversas oportunidades de empresas grandes e de pessoas famosas se destacarem ainda mais. Só que o pulo do gato do TikTok é que muitas pessoas desconhecidas agora têm inúmeros seguidores. Isso porque, diferentemente do Instagram, o aplicativo faz com que se conheçam as pessoas que mais se destacam pela influência da qualidade que exercem, não para seguir famosos já conhecidos.
Sustentabilidade
Esse tema tem soado cada vez mais familiar às pessoas de todo o mundo. Diferentemente de décadas atrás, atualmente, a instrução das autoridades de saúde, bem como as reuniões da COP estimulam o não consumo exagerado de água, por exemplo. A ordem agora é deixarmos alguns hábitos para trás. Grandes empresas têm aceito esse tipo de pauta. A JBS por exemplo, decidiu contribuir positivamente para a redução da emissão de gás metano que contribuiu em muito para a aceleração do aquecimento global.
QR Codes como uma das tendências de marketing
O QR Code até pode ser subestimado. Só que seu crescimento anual está consolidado a sua relevância todos os anos. Para se ter uma ideia, a geração de QR Codes cresceu mais de 400% nesse ano. Isso que dizer que, quanto mais se avançam as novas modalidades de pagamentos e de interação com o cliente, mais ele tem sido aceito. O advento do PIX como forma rápida de fazer transações bancárias é um grande exemplo disso.
O QR Code continua sendo muito relevante na sociedade como um todo. Isso porque o seu uso vai desde curiosidades e mais informações de turismo, por exemplo, até pagamentos e acesso a aplicativos, sistemas de estabelecimentos e locais confidenciais. Em alguns locais ele é opcional e útil, em outros, é obrigatório e indispensável. Seu uso no marketing faz todo o sentido atualmente e é uma das 5 tendências de marketing para 2023.
E você, já tinha ouvido falar dessas 5 tendências?
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