Já descrevemos inúmeras utilidades para o QR Code em outros textos do nosso blog, tais como:
- Como o QR Code pode ajudar seu negócio
- QR Code usado para monitoramento de alunos em cidade de Santa Catarina
- Dentro de um Hotel de Luxo: QR Codes, Refeições pré-preparadas e outros Protocolos de pandemia
- QR Code em jogos? Veja maneiras de como usar e gerar engajamento
- QR Code para a gestão do turismo
Mas com o texto de hoje, iniciamos uma série composta por cases reais de clientes ativos na base da QR Plus.
Esperamos que estes exemplos possam servir para alimentar a sua criatividade quando falamos deste universo infinito de possibilidades que é o uso dos QR Codes.
Leia o artigo até o final e entenda melhor como a rede de restaurantes Camarões resolveu a sua dor operacional utilizando o gerador de QR Codes da QR Plus.
Quem nasce no Rio Grande do Norte, é potiguar. Essa palavra vem do tupi, que significa “comedor de camarão”.
Camarões é um restaurante com mais de trinta anos de história na região norte-riograndense onde revolucionou a cultura do consumo de camarão. Hoje já possui cinco unidades em Natal, no Rio Grande do Norte e uma em São Paulo, capital.
Os desafios da pandemia
A pandemia trouxe novas necessidades para a indústria de serviços no mundo todo, e com a gastronomia não foi diferente.
Uso contínuo de álcool em gel, higienização constante de todas as superfícies, uso obrigatório de máscaras por clientes internos e externos, luvas para os clientes nos serviços de buffet, entre tantas outras adaptações.
Uma das que mais se destacou foi o uso de QR Codes para diversos tipos de operação como identificação de comandas, pagamentos, direcionamento de ações de marketing, consulta de cardápio, histórico do pedido, consulta de extrato de consumo, conexão wi-fi, etc, para que não fosse necessário o toque. Recurso tão importante para frear a evolução do COVID-19.
A rede de restaurantes Camarões utilizou a QR Plus para gerar apenas um QR Code que levasse o cliente para o cardápio.
Porém, no decorrer da utilização, eles adaptaram a tecnologia para entregar além dos pratos disponíveis na casa. Hoje também é possível acessar: carta de vinhos, tradução do cardápio em inglês, tradução do cardápio em espanhol, direcionamento para Instagram e upselling para outras unidades da marca.
O processo é extremamente simples. Cada QR Code leva para um destino específico. Sendo assim, você pode gerar um QR Code para cada funcionalidade ou, ainda, direcionar apenas um código que leva para uma árvore de links, similar ao Linktree ou o Linkr.
Este cliente utilizou QR Codes dinâmicos, o que permite a modificação do link por trás do código após a sua criação, além de disponibilizar diversas informações estratégicas para o estabelecimento.
Diferente do QR Code estático, onde uma vez criado, não é mais possível modificar o destino do código e não oferece qualquer informação para a empresa que o utiliza.
Conheça mais cases como estes em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.