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Gatilhos mentais: cuidados ao utilizar em estratégias de marketing

Você sabia que os gatilhos mentais podem ser utilizados em sua estratégia de marketing para otimizar os resultados?

26 janeiro/2023
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Você sabia que os gatilhos mentais podem ser utilizados em sua estratégia de marketing para otimizar os resultados? 

Antes de explicarmos como isso pode ocorrer, é essencial compreender o conceito do termo. Falaremos sobre o que é e a importância dessa estratégia ao longo do post. 

Os gatilhos mentais podem ser compreendidos como elementos que causam emoção e que provocam reação nas pessoas.  

Na área do marketing digital, eles podem ser utilizados como uma ferramenta poderosa que leve o cliente a tomar uma decisão referente ao seu negócio, seja por meio da compra de um produto ou do preenchimento de dados em uma landing page. 

Como uma ferramenta de marketing importante ligada à persuasão, é essencial adotar estratégias que visem a produção de um conteúdo atrativo e de qualidade. 

Neste artigo você entenderá sobre o que são os gatilhos mentais, assim como os cuidados no momento de utilizar essa estratégia em seu negócio, seja realizando a venda de chuveiro de emergência ou de periféricos para smartphones. Prossiga a leitura. 

O que são gatilhos mentais?

É importante detalharmos o conceito ligado aos gatilhos mentais. Muitas vezes, o nosso cérebro é movido por ações de modo inconsciente. 

Ou seja, tem situações que despertam emoções, vontades e desejos, que vão além do controle humano. 

Nesse caso, o cérebro funciona como um elemento que automatiza algumas decisões, exatamente para evitar um esgotamento mental, assim como para facilitar a tomada de decisão em um ambiente mais complexo. 

Nesse cenário, os gatilhos mentais são elementos naturais, não criados pelo marketing, mas apropriados por ele ao pensar nos hábitos humanos para otimizar os resultados.

Com isso, o marketing, assim como o setor de comunicação e vendas, pode trabalhar a partir de estratégias que despertem a tomada de decisão mais rápida por parte do cérebro, estimulando-o 

Ou seja, a equipe cria uma abordagem ao cliente que seja mais efetiva para o processo da jornada de compra. 

Para isso, a equipe de marketing utiliza algumas técnicas de persuasão no momento de criar conteúdo direcionado para o cliente da empresa de fábrica de sacolas personalizadas, por exemplo.

Mas é importante ter alguns cuidados ao utilizar as técnicas de persuasão, levando em conta a responsabilidade para a criação de conteúdo e a ética na aplicação dos gatilhos.

Para se ter uma ideia, é possível explorar estratégias, levando o cliente para uma tomada de decisão, mas mantendo o respeito por suas dores e necessidades. 

Por isso, existe o profissional da área do copywriting, que é direcionado para a produção de um conteúdo que convença o cliente acerca de algo, considerando demandas desse público. 

Tudo isso de modo a proporcionar uma experiência que seja positiva ao cliente, sem trazer um sentimento ruim no público.

Abordaremos a seguir os principais gatilhos mentais que podem ser abordados em sua empresa.

9 gatilhos mentais importantes para o seu negócio 

Existem vários gatilhos mentais que podem ser adotados dentro da estratégia da sua empresa, seja ela de adjuvantes agrícolas, uma fornecedora de tecidos para uniforme ou uma loja de doces gourmet.

O importante é identificar aquelas que funcionam melhor para seu público e os objetivos de cada campanha. Afinal, o uso de determinado gatilho não significa que os demais não possam ser aplicados.

Neste artigo, apresentaremos 9 gatilhos considerados principais para aplicação em qualquer negócio, promovendo sucesso às campanhas, quando estrategicamente aplicadas.

1. Escassez

O primeiro destaque vai para o gatilho mental da escassez, que remete à situação de que algo está acabando e de que a pessoa está perdendo uma oportunidade. 

Na prática, esse gatilho afeta o instinto de sobrevivência e a necessidade de garantir alguns itens que trazem alegria, prazer e suprimento. 

Na área do marketing, esse gatilho pode ser utilizado para acelerar o processo de venda de um produto ou serviço da sua empresa. 

2. Urgência

O segundo gatilho mais utilizado é o da urgência, que também se relaciona com a necessidade da tomada de decisão ágil.

Ou seja, a pessoa precisa fazer algo senão ela perderá um prazo, seja um prazo de tempo, estoque ou oportunidade (como descontos). 

Por exemplo, os artefatos de cimento de uma empresa estão em promoção que confere desconto ao longo das próximas 48 horas. 

Com isso, o cliente que deseja adquirir esse item se sente motivado a efetivar a compra naquele momento, ao invés de adiar a aquisição ou buscar novas marcas.

Ou seja, é um processo utilizado para estimular a movimentação no cliente, já que depois de um determinado período aquela promoção irá acabar. 

3. Exclusividade

A ideia de que um produto é exclusivo para a pessoa, sem dúvidas, traz uma ideia de que o cliente é especial e traz uma sensação positiva ao cérebro humano. 

Por isso, é importante que o cliente se sinta especial e tenha a ideia de que está tendo acesso a um produto exclusivo e único. 

4. Novidade 

Itens, tecnologias e serviços novos sempre costumam despertar a curiosidade e chamar a atenção das pessoas. 

Em um mercado cada vez mais concorrido e em um cenário de competição, é essencial pensar em formas de diferenciar a sua marca.

Isso pode ocorrer por meio do gatilho da novidade, que pode despertar o prazer no cliente por estar tendo acesso a algo novo e diferente.

5. Prova social 

Nosso quinto destaque diz respeito à prova social, que se refere a uma tomada de decisão com base na opinião e experiência de outras pessoas, ou seja, nos comentários que temos acesso e na experiência de outros. 

Por exemplo, uma pessoa está em busca de serviços de ozonioterapia capilar preço e encontra comentários positivos acerca de um profissional da saúde.

Dessa forma, a empresa deve trabalhar para melhorar a experiência do cliente, de modo que ele sempre possa ter bons comentários acerca do contato com a marca. 

6. Autoridade no assunto

Sua empresa precisa conquistar credibilidade para se desenvolver, e isso ocorre quando você se torna uma autoridade em uma determinada área. 

As pessoas estão em busca de quem oferece o melhor produto ou serviço, de quem é especialista. 

Por isso, pense em formas de construir essa autoridade da marca por meio de ações como a criação de conteúdos e blog, de vídeos com orientação, assim como um site com bom posicionamento no ranking do Google, demonstrando agregar valor aos clientes e internautas, bem como conhecimento da área.

7. Humanização 

É muito importante que sua empresa trabalhe considerando a humanização, não tendo uma estratégia somente de venda, mas sobretudo, de ser empático com o cliente, assim como com os colaboradores da empresa. 

Quando a empresa transmite sentimentos que causam identificação popular, isso gera uma experiência positiva ao negócio, criando um relacionamento de mais valor e impacto no público. Ou seja, esse é um gatilho que promove a conexão. 

8. Oferta de benefícios 

Ao comprar um spray drying em uma empresa, o cliente precisa entender os benefícios de adquirir aquela oferta, para além do item em si. 

Isso impacta diretamente em outros aspectos, como estimular novas vendas.

Ou seja, quando você cria benefícios para quem faz uma compra, isso aumenta as chances de vendas. 

Uma estratégia nesse contexto é mostrar que adotar determinada solução ou comprar determinado produto trará diversos benefícios para a vida, solucionando dores para além do motivo que levou a procurar pelo item/serviço. 

9. Referência 

É natural que as pessoas realizem comparações, e acabem se baseando em experiências passadas e de outras pessoas,

Dessa forma, é essencial que os parâmetros que contribuem com a escolha do cliente sejam positivos na relação com a sua marca. 

Por exemplo, é possível estabelecer um relacionamento de valor com os potenciais clientes a partir de uma pesquisa, com experiências boas e um atendimento ágil.

Assim, quando esse usuário precisar comprar, a referência é dessas experiências de interações passadas. E, em comparação, é um fator que pode impactar diretamente na decisão de compra.

Os benefícios de adotar técnicas de gatilho mental 

Agora que você já conhece os principais gatilhos que podem ser utilizados em seu negócio, vamos apresentar os benefícios que sua empresa terá ao adotar essas técnicas. 

Confira a lista que preparamos a seguir:

  • Capacidade de persuadir os clientes;
  • Favorece a tomada de decisão em relação à marca;
  • Contribui para a conexão entre empresa e cliente;
  • Amplia o número de vendas. 

Ou seja, os gatilhos podem ser benéficos para a sua empresa de câmara fria, levando em conta que eles proporcionam uma atração dos clientes, conexão e relacionamento com a marca, assim como o aumento do número de vendas. 

Conhecendo esses benefícios, vamos entender os cuidados que sua empresa deve adotar ao empregar essas técnicas. 

Os cuidados necessários ao implementar gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais lidam com a persuasão dos clientes, por isso, essas técnicas precisam ser feitas com base na ética, responsabilidade e respeito ao próximo. 

Dessa forma, vamos apresentar alguns cuidados que você deve ter ao utilizar os gatilhos mentais em sua estratégia de marketing e comunicação. Acompanhe a seguir! 

Para trabalhar um bom gatilho mental, considere que uma empresa deve contar com um profissional do copy para desenvolver os materiais, sejam eles sobre aparelho de endoscopia ou sobre treinamento para pets.

Basicamente, esse profissional é responsável pela criação de um conteúdo atrativo e interessante para o público-alvo, considerando técnicas de escrita, persuasão e posicionamento.. 

O segundo ponto é entender em que fase da jornada de compra o cliente está para utilizar o gatilho certo. 

Por exemplo, às vezes a pessoa ainda não conhece a sua marca de forma precisa, estando no início da jornada de compra.