Buscar informações e ideias sobre como inovar um processo dentro da empresa é fundamental para manter a competitividade dela no mercado. A inovação é indispensável para aprimorar e otimizar as rotinas, trazendo mais eficiência para as ações e métodos utilizados.
Por meio da inovação conseguimos modernizar os processos e garantir um melhor desempenho para a equipe, elevando a qualidade das entregas. Com isso, como dito, trazemos mais competitividade e oportunidades.
Essas otimizações também fazem com que as soluções que a empresa disponibiliza sejam ainda mais atrativas para o público, colocando-a em posição mais vantajosa. O QR Code pode ser utilizado nesse processo de inovação. Quer saber como? Continue lendo!
Benefícios do QR Code para as empresas
Muitos ainda têm uma visão limitada acerca do uso do QR Code e não sabem como inovar um processo da empresa por meio da utilização dele. Afinal, os códigos costumam ser associados a aplicações mais corriqueiras, como o acesso ao cardápio de um restaurante. Entretanto, o QR Code tem uma aplicação estratégica dentro das organizações.
Ele pode contribuir, como dito na introdução, para a otimização e o aprimoramento dos processos de rotina. É uma forma de modernizar o modo como tudo é realizado agora, trazendo muito mais agilidade e precisão.
O QR Code é lido com facilidade, por isso, sua utilização é rápida, além de ser compartilhável por diferentes meios de comunicação e através de vários suportes. É um código gerado de forma exclusiva, que muitas vezes tem leitura infinita, possibilitando a implementação em diferentes setores do negócio.
É utilizado para o compartilhamento de dados de informações, para agilizar determinadas transações, fazer controles, e assim por diante. Por isso, é uma alternativa de baixo custo e que traz inúmeras possibilidades, tanto para aplicações internas na empresa quanto para a interação e a comunicação com o público, parceiros e fornecedores.
Sugestões de aplicação do QR Code
Você viu que sua empresa pode alcançar inúmeras vantagens com a utilização dos QR Code. Mas como inovar um processo por meio desses códigos? Veja na prática algumas sugestões de aplicação para otimizar as estratégias da sua empresa.
Transmissão de informações
A transmissão de informações é um uso muito difundido do QR Code. Ele pode ser associado a uma página de texto sobre qualquer assunto que se deseja compartilhar com outras pessoas. Você pode, por exemplo, divulgar a história do seu negócio, a ficha técnica de um determinado produto, sugestões de uso para o cliente, um catálogo, e uma série de outras ideias, de acordo com o conteúdo que você quer compartilhar e a pessoa que vai acessar.
Oferta de experiência multicanal para o cliente
As pessoas estão presentes nos mais diferentes canais hoje em dia. Elas estão muito conectadas e associam o mundo físico ao digital, interagindo com ambos de uma forma intensa e até mesmo simultânea.
É por isso que a omnicanalidade é indispensável para as estratégias da empresa. Você pode explorar os QR Codes com o intuito de oferecer essa experiência multicanal para os seus clientes.
Por meio da leitura do código, pode direcionar o seu público para os mais diferentes conteúdos. Não apenas para compartilhar textos, mas encaminhar para uma página de pagamento, para o WhatsApp, um link de contatos, o download de um material e até mesmo para liberar Wi-Fi do estabelecimento.
Aplicação em marketing e vendas
Uma das formas de você utilizar o QR Code em marketing e vendas é por meio da divulgação de informações sobre a empresa. Explicamos que existem diversos conteúdos que podemos compartilhar com o público, conforme a oportunidade e o tipo de experiência que desejamos proporcionar para ele.
Além dos já citados, pode ser:
- a realização de um evento;
- o aniversário da empresa;
- uma ação social;
- um novo projeto;
- o lançamento de um produto;
- um conteúdo especial;
- o endereço das redes sociais.
A divulgação de catálogos ou do portfólio permite evidenciar os produtos e os serviços oferecidos, gerando uma integração mais intensa do cliente com as soluções disponibilizadas.
Captação de leads por meio da liberação de formulários de conversão
Essa é mais uma das possibilidades de uso do QR Code no setor de marketing e vendas. É possível captar leads associando o código a um formulário, que deve ser preenchido para que a pessoa tenha acesso a um determinado conteúdo ou material.
Esse formulário de conversão pode ser liberado, por exemplo, para fazer o download de um e-book, infográfico ou até mesmo o próprio catálogo da empresa. O que importa é obter esses dados do cliente para que eles sejam armazenados e, posteriormente, utilizados em novas estratégias de relacionamento.
Etiquetagem de produtos
Existe uma série de informações que você pode disponibilizar para o seu cliente quando ele faz a aquisição de um produto. Muitas vezes essas informações ficam impressas nas etiquetas ou nos rótulos, mas em vez delas você poderia colocar ali um QR Code. Ou seja, também tem como inovar um processo de informação, conscientização ou educação do seu público por meio dos códigos.
Ao fazer a leitura deles, o cliente poderá ser encaminhado para o seu site, acessando conteúdos como:
- instruções de uso;
- composição;
- endereço para devolução;
- informação nutricional;
- cuidados de conservação;
- ficha técnica completa.
Além de ser uma atenção maior com seu cliente, ao encaminhar essa pessoa para o site da sua empresa você ainda faz com que ela visualize mais produtos, promoções, descontos e outras ações estratégicas, o que pode gerar oportunidades para o seu negócio.
Controle de estoque
Explicamos que também tem como inovar um processo interno da empresa por meio do uso dos QR Codes. Esse é o caso do controle do estoque. A aplicação contribui para uma melhor organização e localização dos itens que estão estocados, pois o código permite, por exemplo, conferir o lote de fabricação, a data de validade, visualizar a descrição do produto e a quantidade disponível.
Também é ideal para fazer as movimentações em diferentes áreas do estoque, permitindo identificar o local de armazenagem, como andar ou prateleira, detectar os paletes, e assim por diante.
É uma forma de agilizar os processos e fazer inspeções com maior precisão, evitando falhas nesse controle ou nas entregas. O rastreamento dos produtos fica simplificado, trazendo muito mais segurança durante o processo de inventário.
O QR Code não tem como inovar apenas um processo da empresa, mas sim vários deles! São muitas aplicações disponíveis para o seu negócio, mas não se esqueça de que é fundamental contar com uma boa parceria na hora de gerar os QR Codes. Assim você terá melhores recursos à sua disposição para garantir essa ampla variedade de aplicações, além da alta qualidade dos códigos. Gostou dessas sugestões de uso do QR Code? Então acesse este outro artigo para conferir como ele também pode ser utilizado na gestão de empresas!