As tendências de marketing digital podem mudar repentinamente em um mesmo ano. Já percebeu? É por isso que você deve acompanhá-las com frequência para evitar desatualizações ao colocar o que for aprendido em prática.
Por exemplo, o ClubHouse foi uma rede social lançada em 2020 que fez muito sucesso inicialmente. Assim, muitos estudiosos apontaram como ela deveria ser a plataforma do momento. Contudo, cerca de um ano depois, ela perde cada vez mais espaço para outras mídias.
O exemplo deixa claro a importância de ficar sempre de olho nas mudanças. Possivelmente, você deve saber de outra tendência apontada no começo do ano, mas que ainda não se mostrou tão promissora. Isso é explicado pelo dinamismo do mundo, que muda as demandas rapidamente.
Diante disso, melhor você se preparar e conhecer novas tendências de marketing digital para ficar de olho nos próximos meses de 2022. Continue a leitura!
SEO
O SEO passa frequentemente por mudanças para atender as demandas surgidas. Todavia, o que não tem mudado é a relevância do SEO para o marketing digital. Isso porque são as otimizações de site para ferramentas de busca que tornam a experiência dos usuários mais satisfatória.
Então, ao colocar essas otimizações em prática, buscadores da internet, como o Google, podem manter sua popularidade e renome. Por isso, investir em SEO é uma das tendências de marketing digital atualmente, o que não deve mudar nem tão cedo. Cada vez mais pessoas percebem a importância de otimizar os conteúdos conforme as técnicas de SEO.
Afinal, ao desconsiderá-la, dificilmente uma página web consegue boa visibilidade e consequentemente, lucros. Isso significa que você pode investir em excelentes redatores, designers e outras profissões relevantes no marketing. Contudo, sem otimizar o SEO, o trabalho para o digital pode ser em vão.
Logo, ao contratar uma equipe de marketing digital, o conhecimento de SEO deve ser um pré-requisito inegociável. A explicação é que o SEO consiste no conjunto de técnicas de tecnologia, conteúdo e autoridade que melhoram um posicionamento digital.
Assim, quando o público usar uma palavra-chave nas buscas do Google encontrará o link do seu site na primeira posição. Mas, além disso, o SEO também ajuda a hierarquizar conteúdos de outros buscadores, como o LinkedIn, por exemplo. Então, quem souber trabalhar as técnicas de SEO pode ficar nas primeiras posições desta rede social.
Um dos desafios que as empresas enfrentam com o SEO é que, como dito, as técnicas se atualizam com frequência. Por exemplo, em uma das últimas atualizações, foram adicionadas mais práticas recomendadas na avaliação de produtos. Agora, é indicado que, ao avaliá-lo no site, você:
- evidencie as diferenças da concorrência;
- avalie pela perspectiva do usuário;
- demonstre conhecimento aprofundado no produto;
- etc.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é outro elemento no marketing digital que deve ser ainda mais buscado em 2022. Muitas empresas, especialmente as grandes e as médias, já começaram a introduzir essa estratégia nas ações.
Entretanto, a novidade para 2022 é o aprofundamento na construção dos conteúdos, que tendem a ter um maior embasamento de dados. Afinal, isso possibilita que as estratégias construídas se tornem mais acertadas e ofereçam resultados com maior acerto.
Isto é, para que o marketing de conteúdo funcione, é preciso que a persona para quem a estratégia foi montada se identifique. Assim, é indispensável conhecer bem o público para definir o que eles gostam e precisam. Ao aprimorar o uso de dados, o conhecimento aplicado nesse sentido é intensificado.
Sendo assim, empresas que souberem aproveitar essa tendência de marketing digital podem atrair um público cada vez mais alinhado. Isso também sinaliza que o Retorno Sobre o Investimento (ROI) para atingir o objetivo citado, será maior.
Consequentemente, as marcas se tornam mais lucrativas. E ainda, os profissionais de marketing têm mais mecanismos para comprovar os resultados do trabalho executado. Outro ponto positivo do marketing de conteúdo é a consistência de resultados trazidos a médio e a longo prazo.
Isso porque, para colocá-lo em prática, é necessário considerar a jornada do cliente, que envolve descoberta, consideração, decisão e fidelização. O tempo que cada consumidor demora no trajeto até chegar à fidelização varia para cada um.
Seja qual for o tempo levado, quando o momento chegar, os resultados tendem a ser mais duradouros. Fatores como esses ajudam a explicar porque 75% das empresas B2B preveem o aumento no orçamento para marketing de conteúdo em 2022. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Content Marketing.
Alterações no streaming de vídeo
O consumo de conteúdo no formato de vídeo se torna cada vez mais popular. Prova disso é que o chefe do Instagram já anunciou que, em breve, a rede social será dedicada ao audiovisual. Junto com essa informação, tenha em mente que o mercado de streaming de vídeo cresce frequentemente.
No entanto, o intenso crescimento desse mercado elevou a sua complexidade e tirou streamings como a Netflix da liderança. Isto é, a previsão é que ela ainda perca 200 milhões de assinantes. Uma das explicações para isso foi a entrada e o maior investimento no conteúdo de muitos concorrentes.
Diante desse contexto, é possível que surjam novos formatos de publicidade e parcerias nas plataformas, o que você precisa acompanhar. Afinal, as campanhas de publicidade desses streamings, com destaque para a Netflix, costumam gerar muito buzz. Logo, elas podem servir de insight para suas produções e entendimento do que o público se interessa.
Além disso, a live streaming, que é a transmissão ao vivo de conteúdos, também é outra tendência. Um exemplo disso são as lives comentadas pelo creator Casimiro, considerado um dos maiores fenômenos da internet atualmente.
Uma prova do seu sucesso são os records nas transmissões pelo Twitch, que já teve pico de 133 mil espectadores simultaneamente. Assim, ao entender essa tendência de marketing digital, você pode aproveitá-la para a sua empresa na transmissão ao vivo de eventos.
Entretanto, entenda que o sucesso do Live Streaming se deve muito mais aos conteúdos oferecidos do que ao formato em si. Portanto, tenha cautela ao planejar uma live e certifique-se de que os responsáveis por às comandar tenham domínio de câmera. Para maior compreensão, acompanhe sucessos neste formato, como o já citado, para entender o que encanta o público.
Entretenimento nas campanhas
Tem ficado cada vez mais para trás a propaganda com cara de propaganda, que deixa claro para o público a intenção de venda. Um dos exemplos que demonstram isso são as mencionadas campanhas publicitárias da Netflix.
Na maioria das vezes, elas não falam diretamente sobre a assinatura no serviço e os preços oferecidos. Elas focam no uso de storytelling, como os baseados em assuntos que viralizaram na web, para entreter os telespectadores.
Não é à toa que estas campanhas costumam fazer sucesso pela criatividade e entretenimento proporcionados. Inclusive, esse é um diferencial da Netflix que, muitas vezes, seus concorrentes não conseguem superar. Afinal, o buzz gerado por elas é menor.
Logo, fica nítido que adotar o entretenimento nas campanhas é uma tendência para se destacar no marketing digital. Assim, saber equilibrar o marketing transacional e o informacional com diversão é muito importante.
Porém, para ser divertido e até espontâneo, o planejamento nas campanhas continua indispensável. Ele possibilita que conteúdos deste tipo alcance um público maior e o objetivo pretendido pela marca. Estes podem se fortalecer no mercado, aumentar as vendas, fidelizar o público e muito mais.
Uma estratégia que pode ser utilizada ao produzir campanhas de entretenimento é o uso de storytelling, como o recurso da Jornada da Heroína. Muitas vezes, a Jornada do Herói é a mais adotada na publicidade, cinema, campanha política ou outro segmento.
Então, se diferenciar e trazer mais profundidade nas histórias é uma estratégia de conteúdo que se alinha com as demandas atuais. Assim, você só precisa saber como aplicar este recurso conforme o briefing apresentado.
Newsletter
Embora o formato ainda esteja em crescimento, é possível que você escute cada vez mais a frase ‘’assine a minha newsletter’’. Uma das explicações é que as redes sociais, com destaque para o Instagram, têm trazido muitas frustrações para influenciadores e empresas.
Isso ocorre principalmente pelas mudanças constantes do algoritmo e a imprevisibilidade de entrega do conteúdo, que é recorrente. Além disso, outras características da plataforma contribuem para uma menor liberdade criativa dos produtores de conteúdo.
Isso por eles precisarem tentar se enquadrar em um formato de sucesso, na tentativa de elevar o alcance do público. Diante deste contexto, a newsletter surge como uma alternativa imune a esses fatores. Inclusive, alguns famosos já entraram neste universo, como Dua Lipa e Thiago Leifert.
E ainda, algumas plataformas também se incorporaram a newsletter, cada uma do seu modo. Por exemplo, a Meta lançou o Bulettin. Muitas vezes, a newsletter funciona ao fazer uma curadoria de conteúdo, diante dos inúmeros produzidos diariamente em cada rede social. Então, acompanhe os próximos passos deste formato de produção e descubra se ele mantém o crescimento.
Novos tipos de influenciadores
Já faz um tempo que o marketing de influência se firmou. Porém, nem todos os profissionais da área conhecem os novos tipos de influenciadores surgidos. Por exemplo, inúmeras marcas passaram a tornar alguns influencers como seus embaixadores.
Um dos casos recentes envolveu o laboratório farmacêutico EMS, que concedeu ao Rodrigo Faro o título de embaixador da marca. Ou seja, as atribuições do apresentador ficam além de anunciar a empresa nas redes sociais ou em campanhas de TV, ele também passa a participar de reuniões com a equipe de marketing e comunicação.
Ao fazer isso, é possível aproveitar o potencial criativo de cada embaixador e potencializar os resultados. Não é a primeira vez que influenciadores se tornam embaixadores e passam a atuar em cargos executivos. Em 2019, a cantora Anitta foi contratada para ser head de inovação e criatividade da Skol Beats.
Além disso, especialmente após as Olimpíadas de Tóquio em 2021, os atletas se tornaram muito presentes em trabalhos como influenciadores. Um dos exemplos é o Paulo André, especialista em provas de velocidade, que também participou do BBB e se destaca com trabalhos de influencer.
Outro tipo de influenciador que surgiu recentemente e deve continuar como uma tendência de marketing digital é o virtual. No início, a versão mais famosa poderia ser a da Magalu, que representava a Magazine Luiza. No entanto, com a popularização, outros modelos surgiram.
É o caso da Sakito, inspirada na apresentadora Sabrina Sato. A influenciadora virtual já nutre milhares de seguidores nas redes sociais e parcerias com marcas famosas, como a Renner. Assim, foi possível expandir o nome de Sabrina Sato e das marcas parceiras em novos formatos.
Experiência por voz
A experiência por voz é uma tendência de marketing digital crescente. Esse tipo de recurso é muito adotado nos buscadores da internet, como o Google, ao responder perguntas dos usuários. Segundo este buscador, 20% das pesquisas atualmente em smartphones são feitas por voz.
Isso explica o surgimento e a popularização de assistentes virtuais, como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon. É importante acompanhar o crescimento dessa tendência porque o SEO, por exemplo, precisa ser atualizado conforme o tipo de busca efetuada.
Isto é, se as pesquisas são efetuadas por voz, é necessário otimizar o conteúdo da página web para rich answers, aprender como responder perguntas frequentes etc. Isso precisa ser considerado na sua empresa para que ela se mantenha alinhada com as tendências.
Além disso, a experiência por voz não se limita à forma de fazer buscas na internet. Os podcasts também ganham mais relevância a cada dia e em diferentes mercados, sejam eles de entretenimento, transacional ou educativo. Inclusive, é possível montá-los ao vivo, editado e até em formato de vídeo, como ocorre com o Podpah.
Ao longo da leitura, você conheceu inúmeras tendências de marketing digital que devem se manter firmes em 2022. Analisar cuidadosamente cada uma delas e adaptá-las para a realidade do seu negócio é uma alternativa interessante. Contudo, saiba diferenciar quais tendências são mais firmes e quais devem passar rapidamente.
Então, o que você achou das tendências de marketing digital apresentadas? Já consegue prever quais serão mais firmes do que outras? Qual pareceu mais atrativa para você? Compartilhe um comentário conosco com a sua visão sobre o assunto!